Centros de saúde de Cascais de fora no reforço contra a gripe no domingo

Por Redação CASCAIS24

29.12.2016


O Agrupamento de Centros de Saúde do concelho de Cascais não está, para já, entre os 19 centros abertos no primeiro dia do novo ano, no âmbito do plano de contingência da gripe e anunciados esta quinta-feira pelo vice presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, apurou Cascais24.

Sem sucesso, Cascais24 tentou confirmar esta informação, quer junto da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, Maria Helena da Costa, que estaria reunida em Lisboa, e junto dos serviços de assessoria da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. 

No entanto, no dia 31 e à semelhança do que acontece todos os sábados, desde o dia 15 de outubro, estão a funcionar entre as 9h00 e as 13h00 os edifícios Cascais e Parede.

Já nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, apenas o edifício sede do Agrupamento, em São João do Estoril, funciona em horário alargado, entre as 8h00 e as 22h00. Porém, não está aberto ao fim-de-semana.

Todos os restantes centros, dependentes do Agrupamento de Cascais, funcionam no horário normal, entre as 8h00 e as 20h00, exceção feita ao de Carcavelos, que encerra às 18h00.
Esta quinta-feira, Luís Pisco anunciou a abertura de 46 centros de saúde no sábado, e de 19 no domingo, devido à gripe “ter chegado este ano mais cedo”.

Todavia, poucas alterações ao plano em vigor desde o dia 15 de outubro e até 15 de março de 2017, relativo aos locais de atendimento durante o período do plano de contingência da gripe, como pode consultar AQUI.

Segundo Cascais24 apurou, nas últimas semanas tem sido o hospital de Cascais a unidade de saúde no concelho que maior afluência de utentes com alegada gripe tem registado nas urgências, o que, inclusivamente, levou a uma ruptura nos serviços de atendimento há poucos dias.

“A maior parte das pessoas tem recorrido diretamente à urgência do hospital e não aos centros de saúde”, confirmou uma outra fonte, não sem apelar aos utentes que liguem primeiro para a Saude24, e, em segundo, recorram ao centro de saúde.

O Agrupamento de Centros de Saúde do concelho de Cascais contam com 135 médicos, 37 dos quais internos, 123 enfermeiros, 25 técnicos superiores, 81 técnicos assistentes e 21 assistentes operacionais e serve perto de 189 mil utentes dos 227.229 inscritos.

Comentários