Hospital e Câmara vão à praia com atores alertar para cuidados a ter no verão

Por Cascais24

20.07.2016


O Hospital de Cascais e a Câmara Municipal  vão promover uma iniciativa de sensibilização para os cuidados a ter durante o verão, esta sexta-feira e sábado, entre as 10h e as 17h30, na praia de Carcavelos. As ações marcam o arranque da campanha “Cuidamos da sua Saúde” e inscreve-se no âmbito da estratégia de promoção da saúde que une estas duas entidades.

Sabemos que o aumento da exposição à radiação ultravioleta está a contribuir para a existência de um número cada vez maior de casos dos vários tipos de cancro da pele, incluindo a sua forma mais perigosa, o melanoma. Por isso, com esta ação de sensibilização queremos inverter esses números e apostar na prevenção junto da nossa comunidade local”, explica Eduarda Reis, diretora clínica do Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida.

Na iniciativa, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, vão estar presentes alguns dos atores do elenco da série televisiva (TVI) “Massa Fresca”, e jovens voluntários do programa Municipal de Voluntariado Jovem “Maré Viva”, para distribuir materiais de divulgação com recomendações sobre a exposição solar. Será oferecido um batom com fator de proteção solar.

Nos dois dias, os banhistas poderão assistir ainda a demonstrações de suporte básico de vida pediátrico, promovidas por profissionais do Hospital de Cascais – sexta e sábado, dias 22 e 23, às 10h30 e às 16h30. Porque não só a água do mar ou da piscina pode ser um perigo para os mais jovens nesta altura, pais e educadores vão ter noções básicas sobre como lidar com engasgamentos em crianças, por exemplo.

“Estas ações de sensibilização são sempre uma mais-valia”, refere Frederico Pinho de Almeida, vereador da Saúde na Câmara Municipal de Cascais. “Temos uma estratégia de promoção de saúde em que todos os parceiros são determinantes para levar mais longe uma mensagem tão importante como os hábitos de vida saudáveis”, acrescenta.


Precauções

 O Hospital de Cascais recomenda que, no verão, evite a exposição solar direta entre as 11h e as 17h, período do dia em que a radiação ultravioleta é mais intensa; deve dar prioridade à sombra e ao vestuário, incluindo chapéu e óculos de sol; aplicar protetor solar meia hora antes da exposição ao sol e de duas em duas horas, repetindo a aplicação sempre que se toma banho na água do mar.



Comentários