Sobreviventes da mais mortífera doença cerebral em Alcoitão

Por CASCAIS24

06.03.2017


A Portugal AVC, associação fundada no ano passado por sobreviventes de acidente vascular cerebral, vai realizar o seu 2.º encontro nacional no próximo dia 11 no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e promete ser um sucesso, à semelhança do primeiro que teve lugar em outubro último, no Porto.

As doenças vasculares cerebrais são a principal causa de morte e a 3ª principal causa de morte prematura em Portugal.

Muito oportuno, este 2.º encontro é aberto a sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e associações e decorre entre as duas e as seis horas da tarde.

António Conceição
A apresentação da Portugal AVC estará a cargo do seu presidente, António Conceição, que foi um dos milhares de vítimas que o Acidente Vascular Cerebral faz anualmente, enquanto a vice-presidente Elsa Azevedo irá explicar o que é o AVC e como combate-lo.

O defeito cognitivo ligeiro pós-AVC e a sua reabilitação será o tema a abordar pela neurologista Ana Verdelho, sob a moderação do também neurologista Miguel Rodrigues.

Outro dos temas em destaque neste encontro é a reabilitação após o AVC, baseada em objetivos de vida real, centrados no sobrevivente, que estará a cargo do fisiatra Jorge Jacinto com a moderação do neurologista João Alcântara.





Diana Ramos
Já Diana Wong Ramos, outra sobrevivente e diretora da Portugal AVC falará de o “Yes, We can” do sobrevivente AVC, com a moderação da diretora da Portugal AVC Anabela Jerónimo Resende.

A reinserção profissional do sobrevivente de AVC é outro dos temas extremamente importantes e atuais, que estará a cargo de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão Pessoas com Deficiência. A intervenção é moderada pela jornalista e escritora Isabel Nery, também ela sobrevivente de AVC.

Principal causa de morte em Portugal, o AVC ocorre quando um coágulo entope um vaso sanguíneo no cérebro impedindo a passagem de sangue e consequentemente de oxigénio, comprometendo áreas do cérebro que controlam faculdades como movimentos, a fala, entre outras. 

Para saber mais sobre o AVC e a Portugal AVC clique aqui. https://www.portugalavc.pt/


 


Comentários