Autorizado comprimido para combater VIH

Por Cascais24

01.08.2016


A ViiV Healthcare anunciou esta segunda-feira que o INFARMED concluiu o processo de avaliação prévia para a utilização do medicamento (dolutegravir 50mg / abacavir 600mg / lamivudina 300mg), em Portugal, para o tratamento da infeção por VIH em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade e que pesem pelo menos 40kg.

O novo medicamento é o primeiro regime de comprimido único de toma única diária, da ViiV Healthcare, que combina o inibidor da transferência de cadeia da integrase (INI) dolutegravir, com os análogos nucleosídeos inibidores da transcriptase reversa (NITRs), abacavir e lamivudina. Este medicamento está disponível em 25 países europeus.

É recomendado como um regime de primeira linha para o tratamento de doentes infetados por VIH, nas seguintes guidelines: guidelines IAS, guidelines EACS, guidelines DHHS, guidelines GESIDA e guidelines portuguesas.

A propósito, Inês Roxo, Country Manager, ViiV Healthcare Portugal, afirmou que “quase dois anos após a aprovação pela Comissão Europeia estamos agora satisfeitos com a aprovação do INFARMED que oferece às pessoas que vivem com VIH em Portugal o primeiro regime de comprimido único contendo dolutegravir. Este novo medicamento é o resultado direto da abordagem centrada no doente para a inovação da ViiV Healthcare. Como uma empresa que se foca 100% no VIH, o nosso compromisso é continuar a apresentar novas opções de cuidados e tratamento para pessoas que vivem com o VIH.”


Acerca do VIH


VIH significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue eliminar o VIH pelo que, quando alguém tem VIH, tem-no para toda a vida.
O VIH infeta células específicas do sistema imunitário, chamadas células CD4 ou células-T. Ao longo do tempo, o VIH pode destruir demasiadas destas células pelo que o organismo não consegue combater as infeções e a doença. Quando isto acontece, a infeção pelo VIH leva à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) que é a fase final da infeção pelo VIH.9 Não existe cura para o VIH, mas com um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz, a maioria das pessoas com VIH não chegará a desenvolver SIDA.
No final de 2015, estima-se que 36,7 milhões de pessoas viviam com VIH em todo o mundo, mais 18% do que em 2001. 2.1 milhões de pessoas contraíram novas infeções por VIH nesse ano. 17 milhões de pessoas com VIH estavam a fazer terapêutica antirretroviral em 2015.
No final de 2014, estima-se que 53.072 pessoas viviam com VIH em Portugal, das quais 1.220 foram diagnosticados com VIH nesse ano. 1.472 pessoas com VIH iniciaram terapêutica antirretroviral em 2014.

Comentários